quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cientistas descobrem partícula que pode ser o bóson de Higgs



Cientistas descobrem partícula que pode ser o bóson de Higgs

O apelido, ‘partícula de Deus’, dá uma ideia da importância desse feito para explicar como funciona o universo.
ILZE SCAMPARINI Roma




Um grupo de cientistas anunciou, naSuíça, o que pode ser uma conquista perseguida há 50 anos por físicos do mundo inteiro: a comprovação da existência de uma partícula que tem o nome de bóson de Higgs. O apelido, ‘partícula de Deus’, dá uma ideia da importância desse feito para explicar como funciona o universo.

O anúncio em Genebra, na Suíça, da descoberta de uma nova partícula foi comemorado por cientistas do mundo inteiro. Um deles, o físico inglês Peter Higgs, não conteve o choro. Foi ele o primeiro a defender, há quase 50 anos, a existência de uma partícula que ficou conhecida como bóson de Higgs.

Todos os corpos no universo são compostos por partículas. Segundo os cálculos dos cientistas, o bóson de Higgs seria o responsável por partículas adquirirem massa. O problema é que o bóson de Higgs é difícil de ser observado, porque é muito instável e se transforma rapidamente em outras partículas.

Para tentar encontrá-lo, os cientistas construíram debaixo da terra o maior acelerador de partículas do mundo, na fronteira entre a França e a Suíça. Nos túneis da máquina gigantesca, eles dispararam prótons em sentidos opostos. Ao se chocar a altíssima velocidade, os prótons produzem outros componentes. Um deles nunca tinha sido visto antes e teve sua existência confirmada nesta quarta.
A experiência precisa ser repetida inúmeras vezes para ver se o resultado se mantém o mesmo. Até o fim do ano, os cientistas esperam confirmar se essa partícula é mesmo o bóson de Higgs ou uma muito parecida com ele. Se for, será uma das maiores descobertas científicas do século, porque confirmará a teoria que explica o funcionamento do universo.


Fonte: JORNAL NACIONAL REDE GLOBO
Edição do dia 04/07/2012



  



Cientistas podem ter encontrado o Bóson de Higgs, a ‘partícula de Deus’

Existência do bóson de Higgs pode explicar como as partículas ganham massa. Conclusões foram baseadas em dados obtidos em gigantesco acelerador de partículas.
Cecília MalanLondres, Inglaterra



O mundo científico está comemorando a descoberta de uma partícula inédita que pode ser a chamada “partícula de Deus”. Se for mesmo, pode revelar a origem do universo, como tudo começou.
Os cientistas ainda precisam confirmar que a partícula que eles encontraram se trata, de fato, do bóson de Higgs, que ganhou esse apelido de “partícula de Deus”, e que é considerado crucial para compreender a formação do universo, já que pode explicar como as partículas ganham massa. Sem isso, nenhuma matéria como nós conhecemos, como as estrelas, os planetas e até os seres humanos, existiria.




O anúncio foi feito em Genebra, sede do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares. As conclusões foram baseadas em dados obtidos em um gigantesco acelerador de partículas que fica debaixo da terra, na fronteira entre a Suíça e a França. Há mais de quatro décadas que cientistas tentam encontrar essa partícula. Mesmo sem efeitos práticos no nosso dia a dia, a descoberta já está sendo considerada a mais importante dos últimos anos no campo da Física

Fonte: JORNAL HOJE(REDE GLOBO
Edição do dia 04/07/2012